Onde está escrito que tem que casar em cartório?

Onde está escrito que tem que casar em cartório?

Pergunta:
Estou namorando há 4 meses com uma pessoa com quem tive um relacionamento casual há 5 anos atrás. Eu sempre a amei, e estou muito feliz por termos tido a oportunidade de estarmos juntos novamente e dessa vez namorando sério.

Eu quero muito me casar com ela, e ela também manifesta o mesmo desejo, porém, numa conversa ela me questionou sobre a razão de casarmos num cartório. Me perguntou onde estava escrito na Bíblia que a gente precisa ter uma certidão de casamento. Eu confesso que não tive palavras para responder a essa questão, porém é o meu desejo de que seja formal, além do fato de eu me sentir muito orgulhoso em dar meu nome pra ela. Eu disse que a gente poderia continuar essa conversa em tempo oportuno, e, espero que vocês possam me ajudar, não a convencê-la, mas a informá-la sobre o que Deus pensa e deseja com relação ao casamento. Um abraço!

Ricardo G.

Resposta:
Olá Ricardo,

A resposta à pergunta de sua namorada é muito simples: não está escrito na Bíblia. É ridículo esperar que um livro escrito há mas de 2 mil anos viesse especificar o que a sociedade do futuro exigiria em termos de legalização de um casamento. Mas dizer que não se precisa casar em cartório só porque não está escrito na Bíblia é como dizer que não se deve usar telefone porque a Bíblia não fala sobre isso.

O fato é que a Bíblia lida com princípios, e não com detalhes do cotidiano. E o princípio bíblico de casamento não poderia ser mais claro: é uma aliança inquebrável entre duas pessoas, onde o próprio Deus é testemunha. Veja Malaquias 2:14-16. E quanto a este princípio, casar em cartório não o anula em nada, ao contrário, está totalmente de acordo.

O que mais me preocupa nesta pergunta não é o fato de a Bíblia não dizer “Assinarás uma certidão de casamento” mas sim o que a pergunta esconde. Não estou julgando sua namorada, mas a pergunta dela sugere que deve ter tido más experiências amorosas na vida, ou testemunhado isso na família dela, de forma que ela é um tanto descrente de casamento. Isso sim, deve lhe preocupar. Além disso, por que uma pessoa que não aceita o princípio bíblico de casamento estaria preocupada com o que a Bíblia diz a respeito de casar em cartório? Não faz sentido.

Meu conselho é que vocês conversem bastante a respeito sobre como veem o casamento, a união de duas pessoas para a vida toda, as bagagens de cada um (como falamos no livro), e as expectativas que têm um do outro — antes de entrarem numa canoa furada.

Pergunta respondida pelo Bispo Renato Cardoso

Se você ainda não es un assinante 
então faca Click Aqui

Não se esqueça de Curtir Nossa Fan Pages de Facebook   Facebook.com/AyudaUniversal

0 comentarios :

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores