Amigo ou inimigo?

Amigo ou inimigo?


Na semana anterior, falámos da água, vital para o organismo. Esta semana, outro elemento fundamental – o Sol – que não apenas ilumina, mas, na dose certa, nos transfere vários benefícios.
Embora ele esteja muito discreto, na Europa, quer seja no Verão ou no Inverno, o Sol exerce um papel fundamental, que se reflete, inevitavelmente, na nossa saúde.
Amigo, quando a exposição é feita de forma equilibrada, inimigo, quando abusamos dos seus efeitos, expondo-nos de maneira prolongada e desprotegida.
Mas vamos entender porquê…
As radiações solares mais importantes para o organismo são: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).
A pele absorve de forma diferente cada tipo de radiação solar. Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele. Por isso são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do cancro de pele, envelhecimento precoce e cataratas (doença nos olhos que pode causar cegueira).
A radiação UVB atinge as camadas mais superficiais da pele. Quando há uma exposição sem os devidos cuidados, esta radiação leva à vermelhidão e queimaduras solares.
Sol “Amigo” – A Vitamina D
O Sol é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. Portanto, tomar Sol com frequência é uma questão de saúde!
Quando há pouca exposição solar, como nos países de clima frio, a pele produz vitamina D em quantidade insuficiente, sendo necessária suplementação alimentar. São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D. Entre os mais ricos estão os peixes gordurosos, como o Salmão e Macarel. Fígado de boi e óleos de peixes também têm vitamina D, porém em menor proporção.
ATENÇÃO: Para ajudar o organismo a produzir vitamina D, basta tomar de cinco a dez minutos de Sol, duas vezes por semana, evitando o período entre as 10 e 16 horas.
SABIA QUE:
O Sol é um anti-depressivo natural?
De acordo com especialistas em matéria de saúde, considera-se o sol um antídoto natural para evitar e combater sinais de depressão e ansiedade.
Alguns dos maiores benefícios da exposição, equilibrada e vigiada, ao sol:
· Activa a circulação sanguínea;
· Estimula o sistema endócrino, favorecendo os processos metabólicos e o aproveitamento dos nutrientes; ?
· Melhora os quadros de acne e as infecções por fungos; ?
· Promove a síntese de vitamina D na pele, que favorece a fixação de cálcio nos ossos e dentes;?
· Aumenta a quantidade de glóbulos brancos no sangue, os protagonistas do sistema imunitário, o nosso mecanismo de defesa contra agentes infecciosos;
· Aumenta a concentração de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pelo transporte do oxigénio;
· Estimula o sistema hormonal, com especial incidência nas glândulas pituitária e tiroideia; ?
· Ativa o sistema nervoso. É um bom antídoto contra a depressão e a ansiedade;?
· Favorece a atividade intelectual;
· ?Se der uns mergulhos, vai beneficiar também das propriedades anti-tumorais e anti-bacterianas da água do mar.
Quando Deus criou o mundo, fê-lo perfeito, com elementos naturais, que nos proporcionassem tudo o necessário para o equilíbrio saudável, tanto de mente, quanto de corpo. Assim como o nosso espírito se deve manter são, e em contato permanente com o seu Criador, tudo o que a natureza nos proporciona, de forma equilibrada, tem a capacidade de nos transferir o que precisamos, para desfrutar de uma vida fisicamente saudável.
Fonte saúde:
saude.sapo.pt/prevenir/
saudetotal.org.br

Seja un Assinante y saiba tudo em Primeira Mão:


Digite seu e-mail corretamente no campo acima 
e receba nossas novidades totalmente grátis.
Não se esqueça Curtir a nossas Redes Sociais de:

    

0 comentarios :

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores