Fonte da Vida de Israel


As águas que nascem do Hermom tornam a própria existência do país possível, percorrendo-o como o rio Jordão ? assim como a Água viva de Deus nos leva à vida eterna

Existem três fontes do rio Jordão que originam-se do monte Hermom, o Monte da Consagração. É ele o grande responsável pelo abastecimento de água em todo o Israel. Inclusive, a grande altitude do monte faz com que ele capte boa parte das precipitações em uma área bem seca do planeta.
Essa água que se forma no monte é de muito boa qualidade, repleta dos sais minerais da montanha calcária, que se infiltra pelos seus lados oeste e sul, pelos poros da rocha, e escoa por seus canais.
Logo depois, essas águas alimentam o lago Hule (foto abaixo), que depois dele continuam a descer como o Jordão, até chegarem ao Mar da Galileia, que chega aos 24 quilômetros de comprimento e aos 12 de largura. Dele, o Jordão continua, sinuoso, até findar no Mar Morto. Nesse caminho, a vida se torna possível às suas margens – e bem além delas, pelos canais artificiais de irrigação que garantem a água para um sem-número de plantações de todos os portes e para criações, como as de peixes e gado.
Justamente por ser a principal fonte de água da região, a área do Hermom é disputada pelos países que a circundam. Tanto nos tempos bíblicos como hoje, água é uma riqueza comparável ao ouro em uma região bastante seca. O Jordão, visto pelas câmeras de satélites, é basicamente uma linha verde que serpenteia pelo deserto em alguns trechos, tamanha a vegetação em suas margens (como é possível ver no mapa abaixo, a linha verde sinuosa que o corta ao meio).
Vida física e espiritual
Do ponto de vista físico, é fácil concluir que todo o fornecimento hídrico de Israel depende do Hermom.
Na visão espiritual, também:
           “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
          É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.
          É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.”  Salmo 133
Sem água, a vida física é impossível. Desde a de minúsculos seres invisíveis a olho nu até a do maior ser vivo que já existiu. Assim como da água do Jordão que nasce do Hermom  – o orvalho citado no Salmo acima – é possível a vida de plantas, animais e pessoas em todo o Israel (como no caso das lavouras na Galileia, na foto acima), só por meio da Água da vida, o Senhor Jesus Cristo, é possível a vida de todos nós como verdadeiros filhos de Deus.
Não por acaso, Ele mesmo escolheu ser batizado por seu primo, João Batista, nas águas do rio que nasce do Monte Hermom.
E também foi o próprio Messias que, ao explicar para a samaritana que encontrou na beira de um poço sobre a Salvação, deixou isso bem claro para a posteridade nas Escrituras:
“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4.14
João novamente tocou no assunto. Nos escritos do Apocalipse, deixou bem claro de onde vem a verdadeira vida:
“E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.” Apocalipse 22.1
O orvalho do Hermom nasce puro em seu cume, e assim chega, enriquecido pelos sais minerais de suas rochas, ao início do Jordão, a seus pés. Uma água saudável, que faz bem ao corpo e o fortalece com suas preciosas substâncias. Só que a ação do homem, ao explorar indiscriminadamente a água do rio em que Jesus foi batizado, está a ponto de matá-lo. Sim, grande parte do Jordão está a ponto de desaparecer, segundo ativistas ambientais, e as poucas águas que restam, recebem poluentes das povoações que atravessa. Até o Mar Morto está cada vez mais sujeito a desaparecer.
Assim como o homem corrompe a água física do Hermom, muitas vezes também procura “poluir” a água da vida que vem de Deus por meio do Senhor Jesus, usando Seus preceitos de forma deturpada, com falsos ensinamentos. Também a suja quando usa tudo o que Deus lhe deu, seus dons, suas dádivas e bens, para fins que cada vez mais o afastam dEle.
A água viva do Senhor também nasce com a maior pureza que existe, mas cabe a cada um que a recebe mantê-la limpa, pura e saudável por meio de seus atos, de seu real comprometimento como filho de Deus.
É essa água que irriga nossa fé e fortalece nosso espírito, tornando-nos férteis e prósperos, como o orvalho do Hermom faz a Israel.
Si Vôce gustou este argumento então compartilhe con seus contatos:
Se você ainda não es un assinante 
então faca Click Aqui

Não se esqueça de Curtir Nossa Fan Pages de Facebook   Facebook.com/AyudaUniversal







0 comentarios :

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores