Tenho 14 anos e quero namorar eu posso?


É um pouco complicado explicar namoro para um adolescente evangélico nos dias de hoje, mas espero que você tenham paciência para ler minha orientação, uma visão minha sobre tudo isso. Vou contar histórinha dos meus avós.
Antigamente, digo, fora da igreja, as moças só namoravam com rapazes mais velhos, solteiros e que trabalhavam ou eram bem sustentado pelos pais ricos.
Se você perguntar as pessoas de mais idade, principalmente os do interior do Brasil podem afirmar isso. E por quê? Era bonito e correto para um homem ou para família dele, que se casasse com uma menina de família, ou seja, uma menina prendada, que foi ensinada pelos pais que ela deveria ser uma boa esposa e cuidar bem dos seus filhos, que foi ensinada como cozinhar, passar, costurar e principalmente que fosse virgem. Se não fosse virgem, ela era chamada de desonrada, por que a honra de um pai de menina era a sua virgindade.
Para isso os pais arranjavam os casamentos. O pai do moço, procurava uma moça bonita, prendada e virgem de familia de nome ou digna e o mesmo fazia o pai da moça, procurava um rapaz digno de ter a filha dele também. Isso não era um modo de pensar mundano e sim, uma tradição católica de bons costumes (algo com que o catolicismo fez). O namoro era para o casamento e ficava feio uma jovem namorar, noivar e terminar o noivado, a família da noiva ficar manchada, queimada.
Os anos foram se passando e mundo conquistando a tão sonhada liberdade… de pensamento e sexual.
Mas e dentro da igreja? Como seria o namoro e casamento?
Faz muitos anos que a cultura secular, ou cultura do mundo, vem entrando na igreja, seja pela juventude ou pelos líderes modernos, televisão, rádio e até algumas atitudes e visões, começaram a ser visto e revisto como algo bom ou aceitável.
O correto para a juventude Cristã é que o namoro fosse de Deus, ou seja, por mais que se goste de alguém, o jovem deve pedir orientações a Deus, para que se confirmasse aquele namoro, além das orientações do pastor de sua igreja.
Por que assim como nos tempos antigos, se uma jovem cristã, namora com mais de um rapaz, ela se queima, fica mal falada, mostra que ela não é mulher de Deus pra homem nenhum entende? O mesmo pode acontecer com um rapaz que namora com mais de uma jovem na igreja, mostra também que não quer compromisso nem com menina nenhuma e nem com Deus.
Na igreja, como nos tempos de nossos avós, namoro é pra casamento. Não se namora pra ver se vai dar certo, ou "fica" com um hoje e não gosta e daqui há 3 meses "fica" com outro… pois o "ficar" é o mesmo que namoro sem compromisso e para o Cristão, o namoro é o compromisso de um para com o outro, além do compromisso com Deus e casamento.
Um adolescente de 13, 14, 15 anos terá esse mesma sabedoria pra entender isso? Um adolescente de 15 anos já tem maturidade o suficiente para saber resolver os problemas de casal? E a casa para o casamento? E o custo de um casório? e a vida espiritual de casal? existem diversas coisas no aspecto cristão que deve ser observado antes de casar.
Para o Cristão, o casamento tem que ser de Deus, abençoado por Ele. E nos dias de hoje, os pais não preparam seus filhos para o casamento, para cuidar da casa e nem dos filhos que ainda virão.
Um adolescente, que vive com os pais, que ainda estudam, não tem idéia de "sustento" para sua vida, ainda mais sustento para uma casa. E ainda, no início da puberdade, dos desejos sexuais a flor da pele, sem orientação de Deus, a carne vai sempre falar mais alto que o Espírito e vão experimentar algo que era pra curtir após o casamento, ou seja, o ato sexual fora do seu tempo, que pode trazer malefícios, pois a adolescente ainda não está totalmente formada internamente; Com a grande possibilidade de gravidez, a má orientação dos colegas que ensinam a tomar remédios para evitar filhos sem a orientação dos pais, caraca… tem tanta coisa que pode acontecer quando um adolescente não quer deixar o tempo de Deus em sua vida que ficaria mais que extenso esse texto.
Agora, se não quiserem seguir o aconselhamento Cristão, como hoje os adolescentes vem fazendo, chegando pra falar com o pastor, com os pais dos namorados e perguntando: – Pastor, quero namorar e nossos pais aprovaram e você? Sabe qual será a resposta do pastor? PROBLEMA É SEU.
É uma atitude errada, colocando o pastor na parede com os pais no gabinete, tira sua autoridade espiritual sobre a vida de suas ovelhas e aí, ele lava as suas mãos e como diria o Zeca Pagodinho: Deixa a vida te levar, vida leva eu…
Toda essa explicação e outras coisas mais que poderia ter escrito se resumiria em muitas igrejas e grupos de adolescentes assim:
É PROÍBIDO O NAMORO PARA O ADOLESCENTE CRISTÃO, ENQUANTO NÃO CHEGAR A MAIORIDADE OU DISCERNIMENTO PARA A QUESTÃO.
É difícil pra qualquer líder de adolescente explicar esse monte de coisa, mas espero ter ajudado a fazer as suas escolhas.

2 comentarios :

  1. gente se a menina amo o menino acho que nao tem poblema é só saber se cuidar

    ResponderEliminar
  2. oi gnt li esti artigo mas axu q c o pai e a mae confian na educação q deram pros seus filhos n vejo problema nehum quanto a idade mas axuq a menina deve ter personalidade atitude e n cair no joguinho destes vagabundos q existem por ai hj em dia bom e isto ai bjs aa antes de ir embora atenção pais confien nos teus filhos.bjssssssssss

    ResponderEliminar

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores