O caráter de um servo

O caráter de um servo

Como podemos definir o caráter de um servo útil, bom e fiel? Em certa ocasião o Senhor Jesus ensinou assim:

“Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lucas 7.10).

O servo é considerado inútil mesmo que faça aquilo que lhe é ordenado; já o servo útil é aquele que, além de fazer o que lhe foi confiado, aplica-se com amor e dedicação, de sorte que coloca toda a sua força e a sua vida ao serviço do Senhor.

Na parábola dos talentos (Mateus 25.14-30), o Senhor Jesus considerou bons e úteis os dois primeiro sevos, que saíram imediatamente a negociar o que lhes havia sido confiado e, algum tempo depois, prestaram contas, dizendo:

“ Eis aqui outros cinco talentos que ganhei”. (Mateus 25.20).

Ora, devido a esse comportamento, foram elogiados pelo Senhor e considerados servos bons e fiéis.

Devemos entender que o servo bom é aquele que manifesta um caráter idêntico ao do Senhor. Muitas vezes, o servo demonstra fidelidade na sua vida e pensa que isso já é o bastante. Alguns apresentam uma fidelidade na sua vida e pensa que isso já é o bastante.

Alguns apresentam uma fidelidade tão marcante e tão forte que chegam a pensar que seus deslizes de conduta são justificados. Muitos até têm usado erroneamente a interpretação da palavra de Tiago quando disse:

“Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.” Tiago 5.19,20).

Essa multidão de pecados que serão cobertos é do pecador que se converte, e não daquele que o converteu! Se fosse o contrário, não haveria justificação pela fé e sim pela obra, a de salvar os outros.
Veja o que o Senhor ensina:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (Mateus 7.21-23).

Esse era, aparentemente, um servo fiel, pois havia profetizado, expelido demônios e feito milagres, mas o Senhor lhe diz: “Apartai-vos de mim, porque nunca vos conheci!”

Resumindo, não basta ser fiel, pois é preciso também ter o caráter de Cristo.

0 comentarios :

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores