Serie de Gideão - Fogueira Santa

O  LIVRAMENTO DE ISRAEL (PARTE 1)

O livro de Juízes mostra o ciclo de declínio e renovação espiritual na vida da nação de Israel, o que não deixa de ser um simbolo da situação espiritual vivida pela grande maioria dos cristãos. Do ponto de vista histórico, juízes retrata um turbulento período de Israel. Josué havia conquistado Canaã, mas ainda não tinha estabelecido sua conquista. Este é um grande problema que se verifica na vida da maioria das pessoas; conquistam alguma bençãos, mas não estabelecem como um compromisso sério com o Abençoador. E quando as migalhas das bençãos acabam, voltam a estaca zero outra vez.
As pessoas são semelhantes a semente plantada no solo rochoso: ouvindo a Palavra, logo a recebem com alegria, mas vindo o calor das tribulações, não resistem e acabam morrendo espiritualmente. A história registra que a tribo de Manassés não expulsou os habitantes de bete-Seã, nem os de Taanaque, nem os de Dor, nem os de Ibleão, nem os de Megido, todas com suas respectivas aldeias; pelo que os cananeus logram permanecer na mesma terra.
A tribo de Efarim também não expulsou os cananeus, habitantes de Gezer; antes continuaram com ele. Também, a tribo de Zebulom não expulsou os habitantes de Quitrom, nem os de Naalol; porém permitiu que os cananeus se mantivessem lá para serem usados como escravos.
O mesmo se deu com a tribo de Aser que não expulsou os habitantes de Aco, nem os de Sidom, os de Alabe, os de Aczibe, os de Helba, os de Afeca e os de Reobe; porém os aseritas continuaram no meio dos cananeus que habitavam na terra, porquanto não os expulsaram.
A tribo de Naftali não expulsou os habitantes de Bete-Semes e Bete-Anate; mas continuo no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém  os de Bete-Semes e Bete-Anate lhe foram sujeitos a trabalhos forçados. (leiam Juízes 1.27-33). Isso retrata a vida de gente convertida, mas não de todo o coração, que insistem em conservar dentro de si envolvimentos com o passado sujo. Quer dizer: querem a salvação, mas não abrem mão dos apelos da sua carne, muito menos de suas tradições idólatras. Querem servir ao Senhor Jesus, mas não abrem mão das festas pagã. A história de Israel registra que, quando esse lugar se tornou mais forte, sujeitou os cananeus a trabalhos forçados: e não os expulsou de todo. Israel preferiu "tirar vantagem" do seu poder para faze-los escravos, a obedecer a voz de Deus e expulsa-los totalmente. Diante disso, o Senhor determinou: "não os expulsarei de diante de vós; antes, vos serão adversários, e os seus deuses vos serão laços." (Juízes 2.3). A razão do Senhor ter ordenado a expulsão total dos cananeus era para que Seu povo não se deixasse corromper pela idolatria reinante entre eles.
Mais tarde, isso vei ocorrer entre o povo de Israel por muitas vezes, criando, assim, um ciclo de altos e baixos no relacionamento com Deus. Enquanto Josué viveu, o temor do Senhor era latente, mas após  a sua morte e de sua geração, a seguinte que não conhecia o Senhor nem tampouco Suas obras feitas para Israel, se levantou. Então, os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor: entregaram-se a corrupção moral e espiritual. Fé é certeza dependente. Quando é natural depende da natureza humana; quando é sobrenatural depende  de Deus.
A pessoa que afirma ter fé sobrenatural obrigatoriamente tem que viver na dependência de Pai da eternidade. Caso contrário, sua fé é natural. O Senhor Jesus é o autor e Consumador desse tipo de fé, e através da ação do Seu Espirito Ele atua no coração dos ouvintes de Sua Palavra, Portanto, é preciso ouvir e acatar os pensamentos de Deus que foram escritos, para se obter a fé sobrenatural.
Deus condiciona a doação da fé sobrenatural a audição de Sua Palavra justamente para obrigar-nos usar o intelecto, uma vez que nossa capacidade intelectual é que vai decidir se aceita ou não a verdade celestial.
Ele exige o uso da nossa capacidade de raciocínio para absorver Seus pensamentos porque respeita nosso direito de livre escolha. Ele expõe Seus pensamentos e se os aceitamos, recebemos a certeza dEle no coração. Mas se argumentamos, contrariamente,ficamos vazios de Sua fé.
Somente aceitação de la, tal qual uma criança, permite ao Espírito Santo encher-nos da certeza sobrenatural.
Deus abençoe a todos abundantemente.
Extraído da coleção de mensagens do Bispo Macedo.

0 comentarios :

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores