SETE RAZÕES POR QUE PRECISO DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Mediante a necessidade da Igreja que se apresentou a mim nos últimos dias, em que percebi o número assustante de pessoas na Igreja Cristã que ainda não foram batizadas com o Espírito Santo. Estarei colocando conteúdos relacionados a esse Batismo. Você quer realmente nascer de novo? Quer receber o Espírito Santo na sua vida? Então acompanhe as matérias que estarei colocando aqui no Blog Universo Universal.

Antes de saber como conseguir o batismo no Espírito Santo, entenda a importancia desse batismo. Segue abaixo um texto do pregador Gordon Lindsay, que nos apresenta 7 razões para buscar o Batismo com o Espírito Santo:

O grande missionário Dr. John G. Lake, fora testemunha da cura milagrosa de diversos membros da sua família. Desejava agora, mais do que qualquer outra coisa no mundo, receber o batismo com o Espírito Santo. Pregava quase todas as noites, e Deus lhe concedera um incomum ministério de curar. Mas ele ainda não tivera esse batismo.

Um dia, pôs-se de joelhos e orou a Deus nestes termos: “Senhor, se me batizares com o Espírito Santo e me deres o poder do Alto, não permitirei que coisa alguma se interponha à minha total obediência a Ti”. Assim relata o Dr. Lake os acontecimentos que se seguiram a essa consagração:

“Algum tempo depois, eu acompanhava um colega no intuito de orar por uma senhora inválida acometida de reumatismo articular inflamatório, e que estava nessa condição havia dez anos. Enquanto o colega palestrava com ela, sentei-me em uma poltrona do lado oposto do aposento. Minha alma clamava em um anseio profundo demais para descrever, quando tive a impressão de haver passado sob uma tépida e densa chuva tropical que, porém, não caía sobre mim, mas por meu intermédio. Envolveu-me o espírito, alma e corpo, sob essa influência, uma intensa e tranqüila calma, como jamais conhecera. Meu cérebro, sempre tão altivo, aquietou-se por completo. Sobreveio-me um êxtase da presença de Deus. Eu sabia que essa manifestação era de Deus. Quantos momentos transcorreram, não o saberia dizer. O Espírito disse-me: ‘Ouvi as tuas orações e vi tuas lágrimas. Estás agora batizado com o Espírito Santo’. Correntes de poder começaram, então, a fluir pelo meu ser, desde o alto da cabeça até a planta dos pés. O fluxo desse poder aumentava em rapidez e força. Era tão intenso que meu corpo pôs-se a vibrar intensamente e, se eu não estivesse sentado em uma poltrona baixa, creio que teria caído.

Meu amigo, neste ponto, acenou-me para unir-me a ele em oração em favor da enferma. Ao levantar-me, eu tremia tão violentamente que tive dificuldade em atravessar o quarto. Ao tocar as pontas dos meus dedos na cabeça da’ paciente, correntes de santo poder atravessaram o meu corpo e eu sabia que também o da enferma. Os punhos cerrados dela abriram-se, e as juntas começaram a articular-se. Em seguida o pulso, o cotovelo e ombros puseram-se a mover. Aquela senhora, inválida havia tantos anos, ergueu-se da cadeira de rodas completamente restaurada!

O resultado desse batismo foi mostrar-me uma nova revelação da natureza do Senhor Jesus Cristo. Despertou-me na alma uma nova compaixão pelos perdidos. Eu via a humanidade por meio de novos olhos. Parecia-me qual ovelha desgarrada, a vagar distante e confusa, errante e a tatear de um lado para outro. “Dessa maneira, cresceu em mim o desejo de proclamar a mensagem de Cristo e de demonstrar o Seu poder para salvar e abençoar, e de divulgar que minha vida foi varrida por essa subjugante paixão”.

Pouco depois dessa experiência, John G. Lake partiu como missionário para a África do Sul, onde o seu ministério foi instrumento para dar início a um reavivamento apostólico sem precedentes desde os dias do primeiro século.

O Espírito Santo: a grande dádiva de Cristo

A grande dádiva de Cristo aos Seus seguidores foi a poderosa infusão do Espírito Santo. Estando Ele com o seu pequeno grupo de discípulos no monte das Oliveiras, pouco antes da Sua partida para o céu, falou-lhes que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (At 1.4-5). Após pronunciar estas palavras, o Senhor ascendeu ao céu. Os discípulos voltaram a Jerusalém onde passaram os dez dias seguintes em oração e adoração. Então, de súbito-, o Espírito Santo caiu sobre eles. Vieram línguas de fogo e um forte e impetuoso vento. Encheu o aposento onde estavam assentados, e começaram todos a falar em línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Esse maravilhoso dom que lhes foi dado revolucionou a vida deles e fez arder uma chama neles para Deus. Embora leigos indoutos, saíram a pregar a mensagem que revolucionou o mundo (At 4.13).

Qual a natureza da experiência do batismo com o Espírito Santo? Que razões poderiam induzir o indivíduo a desejar recebê-lo? Que fará por ele? Procuremos, nas páginas que se seguem, responder a algumas dessas perguntas apresentando sete razões por que todo cristão deve receber esse poderoso batismo com o Espírito.

1. Se Cristo e os apóstolos precisaram do batismo com o Espírito, então também precisamos

Cristo, o Filho de Deus, desceu do céu. E porque se fez homem, estava sujeito às enfermidades do homem (Hb 5.7-9). No seu papel de Filho do homem, Ele precisou do batismo com o Espírito Santo. Portanto, antes de dar início. Ao Seu primeiro ato de ministério público, recebeu o Espírito Santo ao ser batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão (Mt 3.16). Os apóstolos receberam, no cenáculo, o batismo com o Espírito Santo. As mulheres que seguiram Jesus receberam o Espírito Santo (At 1.8,14). Maria, mãe de Jesus, que, pelo Espírito, concebeu o Salvador, recebeu o Espírito Santo.

Cada um dos 120 que estava presente no cenáculo recebeu o Espírito Santo.

Cada uma das três mil pessoas que ouviu Pedro pregar o sermão do dia de Pentecostes recebeu a promessa do dom do Espírito Santo (At 2.37-39). Se todos aqueles precisaram do batismo com o Espírito, então você e eu também precisamos dessa bênção.

2. O Espírito Santo dá poder para testemunhar

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1.8

A primeira coisa em que se pensa para alcançar uma vitoriosa vida cristã é a necessidade de ter poder. Precisamos dele a fim de estarmos aptos a dar um testemunho eficaz, e para desempenharmos a nossa principal função na qualidade de cristão. O propósito do batismo com o Espírito Santo é dar-nos esse poder.

A prova mais espantosa da verdade do cristianismo está no fato de que um pequeno grupo de humildes pescadores que, pelos padrões dos líderes religiosos daqueles dias, não passavam de homens iletrados e incultos (At 4.13), foi capaz de enfrentar a mais severa oposição e, sob a proteção de Deus, criou o mais poderoso movimento religioso dá história.

Repete-se o fato no derramamento do Espírito que ocorre nestes últimos dias, Meio século antes, o Pentecostes era pregado em tendas, armazéns e igrejas abandonadas. Hoje, todavia, ele tornou-se um poderoso movimento que, segundo um artigo escrito para a revista Life por um proeminente líder religioso, ocupa o terceiro lugar na cristandade, juntamente com o protestantismo e o catolicismo romano.

3. O Espírito Santo dá poder para levarmos uma vida de santidade

Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Romanos 8.1,2, 13

Aqui nos é dito que o Espírito Santo liberta-nos da lei do pecado e da morte. Sem Ele, as tentativas do homem no sentido de viver uma vida de santidade, são fúteis e vãs. Por suas próprias forças, ele é incapaz de viver uma vida vitoriosa. Cairá vez após outra, conforme descreve Paulo na experiência da sua vida, em Romanos 7. Na verdade, a justiça do homem são trapos imundos aos olhos de Deus.

Ora, todo cristão tem certa medida do Espírito de Cristo, do contrário não é seguidor do Mestre (Rm 8.9). Porém, a experiência do Dia de Pentecostes representa medida ainda mais cheia. O Espírito, antes, estava com o crente, mas agora está nele. É o Espírito Santo que capacita o homem a viver uma vida de santidade.

4. O Espírito Santo é o Consolador que habita para sempre

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14.16

O Espírito Santo é o Consolador que veio habitar conosco para sempre. Sempre nos causa comoção pensar que esse Espírito que Se movia nas trevas que antecederam a Criação e fez existir a luz, tenha vindo conosco habitar, não apenas por um dia, um mês, ou um ano, mas para sempre! Daqui a 1 milhão de anos de hoje estará Ele ainda conosco para nos guiar, consolar e proporcionar eterna comunhão com Deus.

Como se retraem a uma total insignificância todas as bênçãos materiais ao lado desse grande Consolador! Os prazeres terrenos podem satisfazer apenas por curto tempo, ao passo que a permanente presença do Espírito faz parecerem ninharias todos os troféus do mundo.

A única coisa que pode plenamente satisfazer o espírito humano é a infusão do Espírito Santo. O homem foi criado de tal modo que não está completo em si mesmo. Há um vazio na sua alma, que, se não for preenchido por Deus, será pelo maligno (Lc 11.24-26).

5. O Espírito Santo vivificará nosso corpo mortal

E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, peio seu Espírito que em vós habita. Romanos 8.11

Sabemos que a cura divina é realizada pela virtude do Espírito. “O poder do Senhor estava presente para curar”. Porém, o propósito de Deus vai mais longe: inclui a saúde divina, conforme declara o segundo versículo da Terceira Epístola de João:

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

O apóstolo Paulo acrescenta que o mesmo espírito que ressuscitou Cristo dos mortos foi dado ao cristão para vivificar o seu corpo mortal.

Note-se que o apóstolo não fala acerca da ressurreição futura, mas da vivificação do corpo mortal. Segundo mostra o contexto, ele refere-se à vida que estamos vivendo agora.

Ainda não chegou o momento da ressurreição. Entrementes, o Espírito vivificará o nosso corpo físico, a fim de que possamos ter forças necessárias para desempenhar a obra que Deus nos chamou a fazer.

O Dr. A. B. Simpson, famoso pregador da geração anterior e que muito fez para restabelecer na igreja a cura divina, conta que, quando jovem, levava ‘a desvantagem de um corpo franzino. Após as atividades religiosas do domingo, somente em meados da semana, ele tinha bastante forças para começar a preparar-se para as do domingo seguinte. Por causa dessa condição enferma, tornou-se alvo de comiseração – circunstância que quase o levou ao desespero. Todavia, foi quando se achava nessa condição que-Deus Se revelou seu Médico. Mais ainda: mostrou-lhe que teria a sua saúde se propusesse depender dEle totalmente. E assim foi que o poder de Deus desceu sobre o Dr. Simpson e de tal maneira lhe vivificou a vida, que, três anos após ser curado, pregou mais de mil sermões!

6. O Espírito Santo nos guiará em toda a verdade

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

João 16.12,13

Algumas denominações que negam a experiência do batismo com o Espírito Santo estão sendo levadas de roldão pela corrente do racionalismo e da incredulidade. Contestam a partenogênese, os milagres, a experiência do novo nascimento; outras se deixam envolver pelos laços de teorias ofensivas à Bíblia, como a que afirma descender o homem do irracional. Tais equívocos jamais perturbaram o movimento pentecostal. Todo aquele que tem recebido o batismo com o Espírito Santo sabe por intuição que a Bíblia é a Palavra de Deus!

O convertido pode naturalmente receber o Espírito Santo e ainda estar sujeito a erros. Pode mesmo praticar o mal, pois Deus não remove o livre-arbítrio do homem (1Tm 1.19,20, 2Tm 2.17,18). Se ele, porém, submeter-se à direção do Espírito, o Senhor o guardará de graves faltas.

7. O Espírito Santo ajuda-nos a orar de modo sobrenatural

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26

Para orar, não precisamos receber o batismo com o Espírito Santo, porque Deus, misericordioso, ajudará pelo poder de convicção do Seu Espírito, o pecador a fazer oração do publicano. Como vimos, o novo convertido tem certa medida do Espírito, e será capaz de receber muitas respostas às suas orações.

Porém, há algo mais do que isso. Quando o batismo com o Espírito vem em sua plenitude, e a Ele nos entregamos, descobriremos que o Espírito de Deus que em nós habita intercederá por nós e nos ajudará a orar e obter respostas sobre os problemas de difícil solução. Conforme indica o versículo citado, ninguém sabe orar como convém, mas, o Espírito de Deus, se permitido, fará intercessão por nós com gemidos inexprimíveis. Diz-nos o apóstolo Paulo que, às vezes, orava com o Espírito e, outras vezes, com a mente (1 Co 14.14,15).

0 comentarios :

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores