A Oração. Um Relacionamento pessoal com Deus.


“… e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” (Daniel 6:10)

Podemos escolher diversas maneiras para seguir a nossa vida, mas a melhor delas é viver de forma abundante com o poder de Deus. E o segredo para isto, está na intimidade do nosso relacionamento com Deus.

Daniel orava três vezes ao dia, porque ele queria ter intimidade com Deus. E se você quer alcançar crescimento na sua vida é preciso Orar.

A oração é o canal de comunicação entre o homem e Deus. Através da oração mantemos contato pessoal com Deus, isso quando ela é sincera e verdadeiramente abrimos nosso coração diante dele.

A oração é uma expressão da alma humana para com o seu criador, não é necessária que ela seja erudita ou sofisticada, pois Deus sabe exatamente quem somos e o que desejamos, mas simples, objetiva e imbuída de humildade e desprendimento.

Ela somente tem eficácia, ou seja, é respondida, se ao falarmos com Deus tivermos certeza absoluta de que ele nos ouve atento aos nossos clamores. Se isso não acontecer no momento em que estivermos orando, as nossas palavras serão vãs.

Por isso, o ambiente deve ser propício, a fim de nos concentrarmos e obtermos o maior fervor do nosso coração.

Quando o Senhor Jesus ensinou aos discípulos a oração conhecida popularmente como “Pai-Nosso”, não era a sua intenção que ela fosse usada literalmente todas as vezes que desejássemos falar com Deus, pelo contrário, ele a deixou como um modelo de como devemos nos comunicar com o Pai Celestial.

Com isso, a oração sincera, desprendida, que expressa verdadeiramente o interior, mantém vivo um profundo relacionamento com Deus e através disso, se passa a ter discernimento espiritual, direção e assim como Jesus, passamos a viver triunfalmente.

Para fundamentar melhor nosso estudo queremos ilustrar abaixo com alguns textos bíblicos alguns questionamentos muitos comuns que temos recebido a respeito da oração.

Deus é acessível? A Bíblia diz em Salmos 65:2

“Ó tu que ouves a oração! A ti virá toda a carne”.

Está Deus disposto a escutar e responder às nossas orações? A Bíblia diz em Mateus 7:11

“Se vós, pois, sendo maus, sabem dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”

Sob que condições nos prometeu Deus dar as bênçãos que necessitamos? A Bíblia diz em Mateus 7:7-8

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”

Devemos pedir a Deus sabedoria?

A Bíblia diz em Tiago 1:5-8

“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”

Que diz a Bíblia sobre as ocasiões quando Deus não ouve uma oração?
A Bíblia diz em Salmos 66:18-19

“Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração.”

Alguma vez Deus recusa-se a responder uma oração? A Bíblia diz em Provérbios 28:9

“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável.”

Em que nome devemos orar?
A Bíblia diz em João 14:13-14

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.”
Quão frequentemente devemos orar? A Bíblia diz em Efésios 6:18

“Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.”

A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:17 “Orai sem cessar.”
Às vezes Deus responde às nossas orações antes de orarmos? A Bíblia diz em Isaías 65:24

“E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei.”
Às vezes Deus responde às nossas orações dizendo, ‘Espera’. A Bíblia diz em Salmos 37:7

“Descansa no Senhor, e espera nele.”
A habilidade de Deus em ajudar-nos não tem limite. A Bíblia diz em Efésios 3:20

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”
Quão completamente prometeu Deus suprir as nossas necessidades? A Bíblia diz em Filipenses 4:19

“Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”
Como sei sobre o que orar? A Bíblia diz em Romanos 8:26-27

“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.”

Sob que condições disse Jesus que ele responderá aos nossos pedidos de oração?
A Bíblia diz em Marcos 11:24

“Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.”

Que pedidos podemos confiar que Deus ouvirá?
A Bíblia diz em 1 João 5:14-15

“E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.”
A Bíblia dá-nos um modelo de oração. A Bíblia diz em Mateus 6:9-13

“Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém]”
As orações não são mágicas? A Bíblia diz em Mateus 6:7-8

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”

Esses são os principais questionamentos que temos recebido, e espero que tenha ajudado esclarecer a respeito desse grande privilégio que é a oração.

“Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” (Hebreus 4:16)

0 comentarios :

Mucho mas que un Blog. Somos: Ayuda Universal.
Una Mano amiga para Usted que esta Precisando un Auxilio de Dios

Seguidores